papo de grana dinheiro

Você vai investir errado e eu não vou deixar isso acontecer! Já ouviu falar em Investimento por Objetivos?

Aprenda como investir para realizar os seus objetivos através dos Investimento por Objetivos

Arthur Estima

Arthur Estima

Autor do Papo de Grana

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar no conceito de Investimento por Objetivos? Não? Mas eu já te explico, acompanha o texto!

TÁ, FALA A VERDADE: VOCÊ É ASSIM OU CONHECE ALGUÉM QUE PASSA POR ESSA SITUAÇÃO?

Não invisto porque não tenho muito dinheiro
Não invisto porque é muito complexo e eu não entendo nada
Não invisto porque não sobra dinheiro no final do mês
Vou começar a investir, meu colega de trabalho fala todos os dias das ações que ele está comprando
Meus investimentos estão no Banco do Brasil (Santander/Caixa/Bradesco/Itaú)
Deixo meu dinheiro na poupança porque é mais seguro.
Investir em aposentadoria? Não preciso disso, quero viver o agora!

Series 11 What GIF by Doctor Who - Find & Share on GIPHY

Te enxergou em alguma dessas frases? Tudo bem, vou escrever tudo de forma tão clara e simplificada que você vai querer compartilhar com seus amigos e familiares depois de ler, eu garanto! Vai servir como um manual 😉

Por que você investe ou por que começar a investir?

Hoje, algumas pessoas investem porque leem que é necessário investir, porque a bolsa está subindo, porque o colega de trabalho ganhou dinheiro comprando ações, porque a poupança não rende nada, porque tenho que pensar no longo prazo, porque o governo não vai nos pagar aposentadoria, porque eu sou o único que ainda não investe dos meus amigos, porque o gerente do banco tem um terno bacana e falou que eu devo investir. A maioria desses argumentos são válidos mas eu vou te dizer qual é o verdadeiro motivo que você deve começar a investir.

Me formei em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o tema do meu TCC foi: Fatores que influenciam os jovens a começarem a investir. Nesse longo e divertido (kkk n) processo da busca por referências bibliográficas tive que estudar um conceito que eu sabia que existia mas nunca tinha parado para aprofundar pois parecia tão óbvio: Goals Based Investment. (Investimento guiado por objetivos)

Lendo o nome do termo, além de marrento, ele nos remete que as pessoas investem para conquistar objetivos, certo? Até aí, nenhum mistério. Mas aprofundando e entendendo o que está por trás deste conceito, resolvi compartilhar contigo um conhecimento que vai mudar a sua visão de investimento. 

Você tem objetivos na sua vida? Você pretende viajar? Ter filhos, morar fora, vender sua arte na praia, não depender de filhos quando for aposentado? Você quer comprar um celular novo? Não quer fazer nada e viver de renda daqui a 20 anos mas não sabe como? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, significa que você tem objetivos e precisa começar a investir para alcançar eles! 

Investimento guiado por Objetivos

Quando você investe apenas por investir, a sua preocupação é se sua Grana está rendendo bem ou não. Se está parecido com o que seu colega de trabalho diz estar rendendo. Chato né? É muito mais fácil para um gerente de banco ou assessor de investimento te vender produtos assim, pois você está vulnerável e não sabe onde quer chegar. Então qualquer coisa está “ok”.

Investindo por objetivos, a seleção dos produtos devem ser aqueles que fazem mais sentido para os SEUS objetivos. Em palavras bonitas, Goals Based Investment é uma estratégia de consolidar um portfólio de produtos visando o atingimento dos objetivos criados pelos próprios indivíduos. Entretanto, este conceito entra muito na parte de finanças comportamentais. Ajuda, também, os investidores a manterem uma motivação muito maior pois está colocando dinheiro em algo que você quer conquistar.

Pessoas são diferentes, mas possuem objetivos diferentes, possuem um perfil de risco diferente e sabe de uma coisa? Precisam de produtos diferentes! Se você está empolgado com as histórias e os produtos que seus amigos ou parentes estão investindo, saiba que provavelmente eles não são os produtos ideais para você! Beleza, e agora? Como escolher os melhores produtos?

Escolhendo os melhores produtos de investimento

Partindo do pressuposto que você leu até aqui, viu o subtítulo e ficou com preguiça de continuar lendo, não desiste! Não vou tentar explicar como montar um portfólio de produtos investimento para seus objetivos, não conseguiria fazer isso em um parágrafo! Ao invés disso, vou te mostrar quem pode te ajudar a montar esses portfólios de forma CONFIÁVEL. Entretanto, você pode ver essa vídeo-aula para facilitar 🙂

Pensou no seu gerente de banco? Esquece.
Pensou no carinha da corretora que fica te ligando? Esquece

Por que?

Why GIF - Find & Share on GIPHY

Pelo simples fato de que eles possuem metas para vender produtos ou ganham comissão para tal. Seria a mesma coisa que você não precisasse pagar a consulta do oftalmo mas fosse obrigado a comprar o colírio que ele tem à venda.

Então, ou monte você mesmo seu portfólio ou procure um Agente Autônomo CVM. Este cargo foi criado justamente para eliminar o conflito de interesses que existe no mercado de investimentos.

Se procura algo mais digital e sem burocracia, a Warren Brasil pode te ajudar. O propósito da empresa é democratizar o acesso aos bons investimentos para pessoas que não possuem um caminhão de dinheiro. É uma corretora que utiliza o conceito de Goals Based Investment. Você identifica seu perfil de investimento, cria seus objetivos e a plataforma direciona os melhores produtos de investimento conforme as informações dadas. E o melhor, tudo de forma digital! Como a Warren ganha dinheiro? Ao invés de ganhar comissão de produtos vendidos, a corretora cobra uma taxa de gestão de 0,5% ao ano e dessa forma elimina o conflito de interesses. A plataforma irá indicar os melhores produtos para VOCÊ e não para o bolso de quem está te atendendo!

O que nós queremos com o Papo de Grana?

O Papo de Grana tem um propósito bem claro. Queremos democratizar o acesso a informações e conteúdos de qualidade. Queremos que as pessoas consumam um conteúdo que faça sentido para a realidade delas. Acreditamos que a Grana é importante mas o que realmente importa é entender a si mesmo. Queremos ensinar sobre finanças mas principalmente fazer você relacionar esse assunto com a sua realidade. Queremos que você saiba identificar melhor seus objetivos, priorizar seus investimentos e até ajudar você a mudar seus hábitos. Queremos que você faça mais viagens, gaste naquilo que te faz bem, tenha uma aposentadoria saudável e uma relação foda com a sua Grana!

Qualquer dúvida é só nos chamar!

Aquele abraço e até a próxima! 😉

Compartilhe com @s amig@s!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se e receba novidades.